Equipe rumo ao topo

Equipe rumo ao topo
Ao final de cada pagina clique em postagem mais antiga.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Alguns animais da região

Alguns animais da nossa região, que encontramos durante passeios e aventuras.
 
Cobra d´água (Liophis miliaris)
Serpente não-peçonhenta de hábitos aquáticos, que habita rios e lagos. Alimenta-se principalmente de peixes e anfíbios. É ovípara e possui hábito tanto diurno quanto noturno. Pequena, normalmente não ultrapassa um metro de comprimento 
 
Eu e minha filha Ana Júlia, brincando no fim de semana em um sítio em Guaramirim, SC.
 
 
Aqui a coisa muda de figura, uma linda Jararaca, com cerca de 1 metro e meio de comprimento, encontrada na trilha do Castelo dos Bugres, próximo à bica da água.
O veneno das cobras da família das jararacas tem efeito tóxico que atinge o corpo todo e é combatido pelo soro antiofídico, o veneno das cobras botrópicas tem uma ação específica no local da picada que pode causar inflamação, hemorragia e, em alguns casos, levar à necrose e à amputação da parte atingida.
 
Imagem ampliada para melhor visualização 
 
Uma pequena Aranha Caranguegeira, no acampamento no Jurapê.
O veneno desta especie não é letal ao ser humano, desde que a pessoa, não seja alérgica.
As vítimas da picada apresentavam dor intensa, sudorese, espasmos musculares, palpitações e náuseas. 
 
Muito tranquila, porém a picada de uma aranha dessa é muito dolorida.
 Uma vítima de picada de caranguejeira pode sentir dor local moderada ou severa, forte coceira, edema, inchaço, eritema (vermelhidão na pele), ardência e até cãimbras. Em casos muito graves a pessoa pode apresentar espasmos musculares fortes por várias horas: apesar de não ser letal, a picada de uma aranha migalomorfa traz experiências bem desagradáveis.
 
Sapo Folha, encontrado na trilha do Monte Crista.
Endêmico do Brasil, o sapo-folha, embora seja da família das rãs (Leptodactylidae), tem este nome em função de sua coloração, já que vive no chão da floresta e tem a capacidade de se camuflar perfeitamente contra seus predadores naturais.

É popularmente conhecido também como sapo-boi. E a razão diz respeito à outra característica física que lhe é peculiar: a forma de suas sobrancelhas, semelhantes a chifres.
 
Este anfíbio possui tanto atividade diurna quanto noturna, e costuma caçar insetos e rãs menores. Para isso, serve-se da seguinte técnica: fica sentado, esperando que suas presas venham até ele. É uma forma também de economizar energia procurando comida.
Hoje os desmatamentos e a degradação dos ambientes onde vive e procria têm sido a maior causa de seu desaparecimento. Há regiões onde o sapo-folha já não é mais encontrado.
 
Espécie da família, Iguana Verde
Iguana Iguana
   
Iguaninha encontrada na trilha do Monte Crista
 
O Iguana iguana pertence à família Iguanidae, que possui 5 subfamílias; 54 gêneros e mais de 700 espécies. A família Iguanidae é encontrada nas Américas do Norte, Central e Sul (do Sudoeste do Canadá até a Terra do Fogo); na Ilha de Madagascar, na África; e nas Ilhas Fiji, na Ásia.

As espécies são muito diversificadas, e é difícil de caracterizá-la com base somente na aparência. Um caráter constante no gênero Iguana é a ausência de um padrão regular de escamas no topo da cabeça, especialmente no focinho. As pálpebras são formadas por grânulos, espessadas nas bordas e fecham-se completamente
  
 
Borboleta Coruja
Encontrada na trilha que vai para  o Morro Pelado.
O nome já diz tudo. Nas asas, pelo lado de dentro, ela tem um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Dizem que esta estampa serve de maneira eficiente para driblar seus predadores. Ou seja: parece um animal maior e mais perigoso do que realmente é. Também é conhecida como corujão.
Já pelo lado de fora, tem um azul magnífico, com detalhes em preto (aliás, a asa azul nunca perde a sua cor, mesmo depois de anos de sua morte). De hábitos crepusculares quando adulta (voa lentamente ao amanhecer e ao anoitecer), ela é um dos maiores exemplares de borboletas que se tem notícia (chega a medir até 18 centímetros de envergadura). 
 
Jararaca, encontrada na trilha do Monte Crista. 
 
Agreciva e venenosa, quando pequena é mais perigosa pois ainda não tem o controle da quantidade exata de veneno que deve inocular em cada picada.
 
Urubu de cabeça preta
Encontrado na trilha entre o Monte Crista e Alto Quiriri. 
Comum em qualquer região do Brasil, exceto áreas florestadas. É encontrado também desde a região central dos Estados Unidos à praticamente toda a América do Sul.
 
Cobra de Vidro
Encontrada no Morro da Tromba.
A cobra-de-vidro não é uma cobra, mas sim um lagarto, apesar do seu corpo longo, cilíndrico, sem pernas. É também chamada de cobra-cega porque acreditava-se que ela não pudesse enxergar. Os seus pequenos olhos, no entanto, funcionam bem. A cauda frágil quebra-se facilmente, mas cresce de novo. Esse lagarto é inofensivo.
A cobra-de-vidro é largamente difundida pela Europa, Ásia oriental e Irã, vivendo na superfície do solo, em lugares frios e úmidos, ricos de vegetação. Para dormir abriga-se sob uma pilha de gravetos, na toca de um roedor ou sob uma pedra chata. É geralmente ativa de madrugada ou ao anoitecer.
 
Muçurana
Encontrada na trilha do Morro da tromba. 
 
Em todas as partes do mundo encontram-se cobras ofiófagas, isto é, cobras que se alimentam de cobras. A mais famosa delas, porém, é a muçurana, que vive nas Américas Central e do Sul, da Guatemala até o Brasil.
A muçurana tem geralmente de 1,50 a 1,60 m de comprimento, mas pode atingir até 2,40 m. Sua coloração varia com a idade. Quando jovem é rósea e, quando adulta, negro-chumbo ou azulado. Na região ventral tem uma coloração branco-amarelada. O habitat preferido das muçuranas, como de várias outras cobras, são as matas de vegetação rasteira, fechada.
 
Escorpião preto
Encontrado na localização do Alto Quiriri
 Nome cientifico:Bothriurus araguayae
O Bothriurus araguayae é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto, é uma espécie apenas controlada para a preservação.
 
Roedor dos campos de altitude.
Uma espécie de camundongo, encontrado entre o Monte Crista e Alto Quiriri.

 
 


 
 
Aranha armadeira
Encontrada na mata do Piraí, sentido a cachoeira.
- Também conhecida como aranha-macaco, a armadeira é uma das aranhas mais venenosas do mundo. Seu nome é uma referência a uma ação desta aranha quando está em situação de ataque: ela ergue as pernas dianteiras.
- São agressivas e seu veneno potente e tóxico, age rapidamente no sistema neurológico da vítima. O veneno também pode afetar o sistema cardíaco. A picada desta aranha pode levar uma pessoa a óbito, caso não haja socorro médico rápido e eficiente.
Estas aranhas possuem o corpo com coloração que vai do cinza ao marrom. Nas pernas existem pequenas faixas na cor branca.
- É uma espécie de aranha originária da América do Sul, sendo encontrada no Brasil. Em nosso país é uma das aranhas que mais provocam acidentes
 
Sapo Folha
Encontrado entre a cachoeira do Piraí e suas barragens


 
Caninana (Spilotes pullatus)
Encotrada na trilha do Morro da Tromba.
Serpente não-peçonhenta com hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento. Pode se tornar agressiva. Quando isso acontece, infla a região atrás da cabeça e dá botes para sua defesa. É ovípara e alimenta-se de aves e roedores e outras serpentes. 
 
 
Espero que tenham gostado.
Voltem sempre.
 
 
 

5 comentários:

  1. lokoooo amei o lugar as cobras isto que e a natureza!:)

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o seu comentário, espero que um dia desses você venha conosco, te garanto que todo esforço será muito gratificante.

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome da espécie do camundongo que vcs encontraram pois eu encontrei um muito parecido e achei bem diferente do que costumamos ver.

    ResponderExcluir