Equipe rumo ao topo

Equipe rumo ao topo
Ao final de cada pagina clique em postagem mais antiga.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Morro da Tromba

 
 

Altitude: 967 metros
Localização: Serra da Tromba.
Município: Joinville.
Primeira ascensão: registro mais antigo, Leonce Aubé 8 de março de 1854.
Desníveis: de 850 a 920 metros.
Comprimento da Trilha: aproximadamente 4Km.
Duração: 2 horas à 4 horas.
Capacidade recomendada: máximo 10 pessoas, evitar dias de chuva ou períodos muito secos.
 
Descrição:

Montanha bastante popular entre os joinvilenses, pelo seu formato inconfundível e sua posição geográfica que favorece a sua observação em diversos pontos da cidade.
Situado no distrito de Pirabeiraba, na serra homônima, o Tromba ergue-se soberano na paisagem, seu nome, pode ser interpretado de duas formas distintas. A primeira, se dá pela sua semelhança a um elefante com uma enorme tromba. A outra interpretação, é que antigamente, denominava-se tromba, à uma elevação abrupta que se destacasse na paisagem, neste caso seria uma tromba de morro.
A subida mais antiga que há registro, é datada do dia 8 de março de 1854, quando Leonce Aubé sobe a montanha com objetivo de delimitar o traçado da estrada Dona Francisca.
Para se chegar as trilhas, necessita-se de alguém que conheça, pois há acesso ao Tromba em diversas estradas marginais a SC 301, rodovia Dona Francisca como: Estrada Mildau, Guilherme, da Tromba, do Morro e Rio da Prata.

Todas as trilhas iniciam em propriedades particulares, onde deve-se conversar com os moradores antes de entrar, seja cordial com as pessoas que vivem nesses lugares, pois elas poderão te ajudar se precisar.
Para iniciar a subida propriamente dita, deve-se percorrer antigas estradas de madereiras e plantações, tome cuidado, pois é muito fácil se perder.
O terreno é constantemente íngreme, que em alguns trechos, para subir e descer, se faz necessário o uso de três ou quatro pontos de apoio, há presença de afloramentos rochosos, blocos e cascalhos soltos, onde deve-se tomar cuidado e manter distância entre os caminhantes.
Na trilha principal que passa pela tromba, há cordas instaladas em alguns pontos para ajudar na segurança.
Deve-se obter água no inicio de todas as trilhas, pois durante a subida, não há em nenhum ponto, somente haverá água, cinco minutos antes do cume, onde tem uma trilha a direita da principal, que leva até uma nascente com água de ótima qualidade. Procure não fazer suas necessidades fisiológica num raio de pelo menos trezentos metros deste ponto.
No topo, há uma magnífica vista do litoral norte catarinense, dando destaque a Baía da Babitonga, a planície litorânea, a Serra do Mar e a cidade de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário